Por que
- 47% dos brasileiros dizem não se interessar por política por desconhecer o sistema político. (DataSenado, 2022)
- O Brasil é o pior país na escala de proficiência em Cidadania, dentre os países analisados. (ICCS, 2022)
- De zero a dez, nota do Brasil é 5 em cultura política, e estamos no mesmo nível de regimes autoritários como Iêmen, Azerbaijão e Camboja. (Global Democracy Index, The Economist, 2022


Por que
- 47% dos brasileiros dizem não se interessar por política por desconhecer o sistema político. (DataSenado, 2022)
- O Brasil é o pior país na escala de proficiência em Cidadania, dentre os países analisados. (ICCS, 2022)
- De zero a dez, nota do Brasil é 5 em cultura política, e estamos no mesmo nível de regimes autoritários como Iêmen, Azerbaijão e Camboja. (Global Democracy Index, The Economist, 2022
O que é Educação Cidadã?

Educação Cidadã prepara os indivíduos para a vida coletiva em uma democracia.
É, portanto, o conjunto de competências, habilidades, atitudes, valores e emoções necessárias para que os indivíduos sejam, cada vez mais, participantes informados, conscientes e ativos.
Por meio de parcerias, nós estimulamos o exercício da cidadania em rede, oferecendo aos estudantes um processo de aprendizagem que transcenda os muros da escola, gere pertencimento e foque no protagonismo do estudante.
A Educação Cidadã deve ser praticada de forma SUPRAPARTIDÁRIA SAIBA MAIS
A RedeNEC adota diretrizes claras para garantir que a educação cidadã seja um meio de construção de raciocínio crítico, embasado e responsável, capaz de promover o diálogo plural e incentivar a participação cidadã de forma ética e suprapartidária. Alguns dos nossos princípios são:
- Zelar por perguntas que promovam o pluralismo e a reflexão crítica: é recomendado formular questões que estimulem o debate aberto, valorizem diferentes pontos de vista e evitem o direcionamento doutrinário. Ainda que toda pergunta parta de um lugar, o compromisso deve ser com a escuta, a diversidade e a construção coletiva do pensamento.
- Preparar o professor para mediar o debate: mais do que transmitir uma opinião, o papel do educador é estimular que os estudantes argumentem, escutem e reflitam. O convite é para que o professor ajude a abrir caminhos de reflexão, sem fechar a conversa em um único ponto de vista.
- Criar um ambiente seguro: é preciso criar um espaço onde os alunos possam expressar opiniões livremente, com regras de convivência bem estabelecidas.
- Trabalhar a autopercepção docente: incentivamos os professores a refletirem sobre sua abordagem e sobre possíveis vieses inconscientes.
- Abordar valores democráticos: trabalhamos conceitos fundamentais para todos, sem vinculação a partidos ou governos específicos.
- Não fazer associações partidárias: recomendamos que se evite citar personalidades políticas atuais como exemplos diretos.
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Constituição Federal, art. 205