Skip links

O ENCONTRO EUROPEU DE EDUCAÇÃO CÍVICA DE 2024

Pelo segundo ano consecutivo, em novembro, a RedeNEC esteve presente no NECE (Networking European Civic Education) Festival, o principal encontro europeu dedicado à educação cívica e democrática.

Organizado pela iniciativa NECE (Networking European Citizenship Education), com coordenação local do SCiDEV (Center Science and Innovation for Development) em parceria com entidades locais e redes transnacionais de educação democrática, o festival tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências, fortalecer práticas de educação política e ampliar a cooperação entre países europeus na defesa da democracia e dos direitos humanos.

Realizado em Tirana, capital da Albânia, na edição de  2024, o NECE teve como tema transversal “Borders” (Fronteiras), provocando reflexões sobre seus múltiplos sentidos e impactos no contexto europeu contemporâneo — físicos, simbólicos e sociais. Entre os tópicos debatidos estavam imigração, mobilidade humana, xenofobia, racismo, além das fronteiras geracionais e de classe e suas limitações para o acesso ao poder, à informação e à participação política, em diversos países do continente.

O festival reuniu mais de 200 participantes de cerca de 30 países, incluindo representantes de instituições de ensino, governos locais, ONGs, redes de juventude e organismos internacionais. Durante quatro dias, os participantes se envolveram em painéis, oficinas práticas, mesas de diálogo intergeracional e atividades culturais, reafirmando o compromisso com a construção de democracias mais inclusivas e resilientes.

A riqueza da diversidade cultural e geográfica presente no encontro possibilitou discussões construtivas sobre os efeitos das megatendências globais — como as mudanças climáticas e os fluxos migratórios —, bem como o uso da arte e da criatividade para fomentar empatia e inclusão em contextos pós-conflito. O festival destacou ainda a importância do diálogo intergeracional para fortalecer a memória histórica e a participação cidadã, além de enfatizar o cuidado com o bem-estar de educadores e estudantes, condição essencial para processos formativos sustentáveis.

Representada pelo diretor executivo, João Tavares, e pela educadora ambiental e liderança indígena brasileira, Alice Pataxó, a RedeNEC foi convidada para palestrar sobre educação ambiental e climática no Sul Global, trazendo para o contexto europeu a necessidade de se pautar a Justiça Ambiental.

A mesa teve participação conjunta com representantes da Rede de Educação Cívica para o Leste e o Sul Africano (CENESA), que trouxeram reflexões a partir das realidades de Uganda, Quênia e Ruanda, ampliando o diálogo intercontinental sobre justiça climática, direitos e participação cidadã.

O cofundador Leandro Moraes também esteve presente, representando a riqueza e a diversidade das iniciativas de educação cidadã desenvolvidas no município de Pouso Alegre, em Minas Gerais.

“Minha participação no NECE, realizado na Albânia, foi uma experiência incrível e transformadora. Tive a oportunidade de conhecer projetos inspiradores de educação para a cidadania vindos de diversas partes do mundo, fortalecendo minha convicção de que a formação cidadã é essencial para o futuro das nossas comunidades. Foi uma imensa honra, ao lado do João e da Alice, mostrar um pouco do trabalho que a RedeNEC tem desenvolvido, reafirmando nosso compromisso com uma educação mais democrática, participativa e transformadora. Estar presente nesse evento internacional, que coloca a educação cidadã no centro das discussões globais, foi motivo de grande satisfação e orgulho.” — destacou Leandro.

Um dos momentos marcantes da viagem foi a entrevista exclusiva concedida por Thomas Krüger, ex-prefeito de Berlim e presidente da Agência Federal Alemã para Educação Cívica (bpb) há mais de duas décadas — o principal órgão promotor da educação cívica no mundo.

A conversa abordou os desafios da democracia contemporânea, os caminhos da educação política e o papel da cooperação internacional no fortalecimento das sociedades democráticas.

A entrevista completa está publicada aqui no site da RedeNEC. Vale a pena ler!

Leave a comment